Caixa de Pergunta
Inserir uma caixa de pergunta em tempo de execução para capturar uma informação do usuário.
Last updated
Inserir uma caixa de pergunta em tempo de execução para capturar uma informação do usuário.
Last updated
Agapys | RobotEasy | 2022 | Todos os Direitos Reservados
IMPORTANTE
Esta operação pausa a execução do robô até que um usuário responda a caixa de pergunta.
Para utilizar este objeto, basta arrastá-lo para o seu robô no Studio e definir a pergunta a ser feita.
Título
É o nome do objeto e não precisa ser alterado, a menos que você queira identificá-lo para facilitar a localização dele no robô, por exemplo: "Caixa de Pergunta - pedir e-mail do usuário".
Nome Identificador do Objeto
É um identificador único do objeto e não precisa ser alterado, mas você pode renomear caso queira para localizá-lo mais facilmente quando for usá-lo em outros objetos. Apenas lembre-se que esse nome deve ser único e sem espaços ou caracteres especiais.
Insira um título
É o texto que aparecerá no topo da caixa de mensagem. Costuma ser curto e direto, por exemplo: E-mail
Insira uma pergunta
É o texto em que você deve inserir a pergunta que deseja fazer ao usuário, por exemplo: "Qual seu e-mail?"
INTERPOLAÇÃO
Trata-se de um conceito técnico utilizado em programação e você não precisa se preocupar em alterá-lo neste momento.
Pode ser utilizado em robôs que necessitam capturar informações do usuário em tempo de execução como o preenchimento de dados pessoais
Situações em que algum código muda durante a execução do robô, por exemplo quando é necessário fazer login num site que possui verificação em 2 etapas e envia um SMS para o usuário contendo um código. Basta utilizar a caixa de pergunta para que o usuário informe o código recebido e então o robô seguirá com a execução.
IMPORTANTE
Lembre-se que o robô só continuará a execução depois que um usuário responder a caixa de pergunta, caso contrário a execução do robô fica pausada aguardando alguma interação.
PASSO 1: arrastar o objeto para a área de trabalho do Studio e definir a pergunta a ser feita.
Este será o resultado da caixa de pergunta:
PASSO 2: o e-mail digitado pelo usuário na caixa de pergunta será automaticamente gravado em uma variável na memória do robô. Para utilizá-la, localize o nome dado ao objeto no Nome do Identificador do Objeto da Caixa de Pergunta.
💡
Para saber mais sobre, acesse Variáveis.
PASSO 3: agora utilizaremos a variável inputDialog1 em um objeto Caixa de Mensagem que mostrará o texto informado pelo usuário em tela.
PASSO 4: executar o robô e informar um e-mail para que seja mostrado em tela.
💡
Neste exemplo, utilizamos o texto do usuário para mostrar em tela, mas você poderia imprimir num arquivo, enviar num e-mail, utilizar em qualquer condição do seu robô, etc.