Dashboard com Gráficos e Grids

Passo a passo para criação de Grids personalizados com envio de informações para o Orquestrador.

Através do Studio você pode criar tabelas e gráficos para personalizar a visão dos dados do seu robô no Orquestrador. Nesse artigo vamos criar juntos uma tabela e um gráfico, e vamos disponibilizar ele no Orquestrador.

O que você vai aprender:

  • Manipular tabelas

  • Manipular gráficos

  • Publicar projetos no Orquestrador

Utilizaremos os objetos:

  1. Criar Grid: para as informações do Grid e inserir as colunas;

  2. Inserir Linha ou Inserir Múltiplas Linhas: para inserir valores nas colunas;

  3. Criar Gráfico: onde vamos configurar o gráfico e os dados;

  4. Inserir Dados Gráficos: para inclusão dos dados para o gráfico.

✍️Vamos ao passo a passo!

CRIANDO UMA TABELA

PASSO 1: Criar uma Tabela

Utilizaremos o objeto Criar Grid para criar nossa tabela. Ela terá dados pessoais, então daremos a ela o nome de "Pessoas".

Veja que a nossa tabela terá 5 colunas: nome, RG, CPF, telefone e endereço.

PASSO 2: Inserir Linhas

Agora, adicionaremos linhas à nossa tabela e para isso utilizaremos o objeto Inserir Múltiplas Linhas.

Veja os valores que adicionamos em cada coluna da nossa tabela:

Até aqui, nosso robô está com a seguinte estrutura:

PASSO 3: Publicar Projeto

Depois de ter criado o nosso robô, vamos para etapa de publicação do nosso projeto para que fique disponível no Orquestrador.

Para saber mais sobre o Orquestrador, acesse a documentação.

Para publicar o projeto é simples, basta acessar o menu Projeto -> Publicar Projeto

Na sequência será aberto um formulário para preencher os dados do projeto a ser publicado. Informe o nome que deseja dar ao seu robô e, caso queira, uma descrição que ficará disponível no Orquestrador.

CRIANDO UM GRÁFICO

Iniciaremos no Studio um novo projeto para criação do nosso gráfico personalizado.

PASSO 1: Criar Gráfico

Vamos começar a criar nosso gráfico dinâmico. Neste exemplo, criaremos um gráfico de uma empresa com seus lucros nos últimos cinco anos.

O primeiro passo é utilizar o objeto Criar Gráfico.

Informe o tipo de Gráfico a unidade de prefixo ou sufixo e adiciona os conjuntos de dados.

PASSO 2: Inserir Dados

Em seguida usaremos o objeto Inserir Dados Gráfico para adicionar os dados no gráfico.

Teremos que utilizar o objeto "Inserir Dados Gráfico" para cada ano que criamos no nosso gráfico. Ou seja, no nosso exemplo são 5 anos, logo usaremos o objeto 5 vezes.

Nosso robô ficará com essa estrutura:

PASSO 3: Publicar Projeto

Depois de ter criado o nosso robô, vamos para etapa de publicação do nosso projeto para que fique disponível no Orquestrador.

Agora, você já sabe como publicar um projeto, não é?

Daremos um nome ao nosso projeto e vamos publicar:

EXECUTANDO O PROJETO

PASSO 1: Configurando o Manager

Para que os nossos projetos sejam executados, precisamos garantir que o Manager está instalado na sua máquina.

Caso ainda não tenha instalado, clique aqui para baixar e ver os procedimentos para instalação e crie um runtime antes de continuar.

Acesse essa página para obter todos os procedimentos: documentação manager.

PASSO 2: Acessando o Orquestrador

Faça login no Orquestrador através deste link.

DICA

O usuário e senha de acesso ao Orquestrador é o mesmo utilizado para acessar o Studio e o Manager.

No menu lateral selecione a opção "Runtime" e localize o que você acabou de criar. Se tudo estiver correto, você encontrará sua máquina assim:

PASSO 3: Executando o Robô

Agora está tudo pronto para executarmos nosso robô.

No menu lateral do Orquestrador, selecionar a opção Robôs. Nessa página estarão listados todos os robôs publicados e vamos localizar o nosso robô:

Vamos executar os dois robôs que criamos nesse artigo clicando no botão "Executar" e na sequência selecionando o runtime que nós criamos, no meu caso o "PC-DOCUMENTACAO", e clique em "Executar":

PASSO 4: Resultado

Agora já podemos ver o resultado da execução. Para isso, selecione a opção "Runtime" no menu lateral do Orquestrador, e navegue até encontrar o seu runtime. Ao selecionar o seu runtime, uma tela como essa será apresentada:

DOWNLOAD DOS ROBÔS

CONCLUSÃO

Neste artigo você aprendeu a criar tabelas e gráficos para personalizar informações que são relevantes para o seu negócio. É claro que, neste exemplo, informamos dados estáticos a nível de treinamento, mas você pode criar visões dinâmicas com informações reais de acordo com a execução dos seus robôs.

Espero que esse artigo tenha te ajudado! 👏

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