Try/Catch

Realiza o tratamento de verificação de erros/situações anormais no processo

CONFIGURAÇÃO

Estes componentes não possuem configurações, desta forma, apenas arraste para lista de execução dor robô.

Preenchendo o objeto:

ComponenteDescritivo

Try/Catch

Coloque outros Objetos para serem executados, caso gere um erro irá cair no bloco Catch.

Catch

Coloque outros Objetos para identificar o erro ocorrido no robô.

Finally

Coloque outros Objetos para sempre serem executados no final de todo processo da rotina ou robô.

PRÉ-REQUISITOS

  • O Objeto pode ser utilizado sem o "Finally", da seguinte forma:

  • Contudo, são boas práticas ter um dentro da estrutura do seu robô.

O QUE É TRY/CATCH?

  • A finalidade de um bloco try-catch é capturar e manipular uma exceção gerada pelo código de trabalho

  • Em outras palavras, serve para capturar erros ou situações anormais dentro da execução do seu robô.

MAIS SOBRE TRY/CATCH
  • O Try/Catch é um objeto que servirá como alerta para os nossos processos. Podemos dizer que ele serve como uma condição IF que fica verificando erros na rotina. Basicamente, se algum objeto não for executado com sucesso dentro do Try, o Catch será acionado.

Fonte: Microsoft.

O QUE É FINALLY?

  • O Finally é um objeto que também faz parte da dupla Try/Catch, mas ele não é obrigatório. O Finally serve como uma condição na qual o robô sempre entrará, independentemente se houve algum erro ou não.

Lembrando que o bloco "Finally" sempre será executado se estiver na lista de execução

CASOS DE USO

  • Utilizar para capturar erros ou situações anormais dentro da execução do seu robô.

  • São boas práticas na estruturação do robô/projeto.

EXEMPLO

Forçar um erro com o objeto Throw para entrar no catch e finalizar com o Finally (independente do sucesso ou não da operação).

ITENS UTILIZADOS NO ROBÔ

PASSO 1: Configurar Try/Catch e Finally (não necessita de configuração, somente arrastar o objeto)

PASSO 2: Configurar Caixas de Mensagem e Throw dentro do Try/Catch.

PASSO 3: Configurar Caixa de Mensagem com variável do catch.

PASSO 4: Configurar Caixa de Mensagem dentro do Finally.

PASSO 5: Executar o robô e verificar as ações.

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